Durante muito tempo, acreditou-se que havia uma oposição entre
brincar e aprender, até mesmo quando se tratava de educação infantil.
Para aprender era preciso parar de brincar. Hoje, sabemos que, quando
há estímulo à brincadeira, os resultados podem ser muito mais
duradouros e profundos. A brincadeira é o caminho do desenvolvimento na
infância.
Muitas pesquisas recentes em psicologia e pedagogia demonstram que,
quando se criam ambientes altamente estimulantes, as crianças pequenas,
com menos de 6 anos, desenvolvem sua inteligência de forma
surpreendente. Isso porque têm uma enorme sede de escutar, de olhar, de
explorar, de imitar e, principalmente, uma enorme capacidade de
aprender. Isso é válido para atividades e áreas tão diversas quanto
música, linguagem escrita, línguas estrangeiras, matemática, artes
marciais e capoeira. Aos educadores cabe a tarefa de criar ambientes
educativos cada vez mais ricos e desafiadores para que essa capacidade
de aprendizado das crianças seja devidamente explorada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário