terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cinema pernambucano ganha mostra especial no Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 20 de agosto a 1º de setembro, o evento “É Massa - 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco", que vai exibir 14 produções, entre longas e curtas-metragens. Com curadoria dos pernambucanos Valéria Luna e Breno Lira Gomes, o projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Na programação, destacam-se filmes como “A Máquina”, de João Falcão, “Amarelo Manga” de Claudio Assis, “Baile Perfumado”, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, “O som ao redor”, de Kleber Mendonça Filho e “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, de Marcelo Luna, muitos deles realizados com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), do Governo do Estado.

Além da exibição dos filmes, o evento contará com uma mesa de debate com diretores que atuam no audiovisual pernambucano, destacando as diferentes épocas. O debate será mediado por Ricardo Freitas, doutor em Comunicação e Cultura. A programação completa está disponível no site www.artimanhaproducoes.com.br/emassa.

“A mostra é uma oportunidade de apresentar ao público a notoriedade do cinema de Pernambuco, e homenagear os cineastas pernambucanos pelo desempenho e dedicação à sétima arte, e sua colaboração para o cinema brasileiro”, afirma Valéria Luna.

Pernambuco se destaca no cenário cinematográfico como o terceiro maior pólo de produção nacional, e possui uma história marcada por três momentos: O Ciclo de Recife, o Movimento Super 8 e a Retomada do Cinema Pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário