Instituído em 2000, o Dia do Operador de Telemarketing é comemorado no
dia 4 de julho. Esta é uma data importante para cada um dos milhares de
profissionais que trabalham o dia todo falando ao telefone com pessoas
em todo o Brasil, atuando principalmente em SACs (Serviços de
Atendimento ao Cliente).
Além dos operadores de telemarketing, a
data homenageia também os agentes de atendimento, que atuam no setor de
relacionamento com clientes e consumidores. Nesse segmento que vai além
dos SACs, os profissionais atendem usuários, oferecem serviços e
produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas,
fazem serviços de cobrança, filantropia e cadastramento de clientes.
Sempre através do telefone, esses atendentes trabalham para captar,
reter ou recuperar clientes, envolvendo as Centrais de Atendimento.
Existem
cerca de 850 mil trabalhadores na categoria em todo o Brasil, segundo a
Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) e a
E-Consulting, que realizaram uma pesquisa sobre o mercado de
relacionamento com o cliente. Este é o setor que hoje mais contrata,
sendo que de cada quatro vagas geradas pela iniciativa privada, uma
delas ocupada por agentes de atendimento. A cada ano, 35% desse total
correspondem às novas vagas que surgem nas centrais de atendimento.
Entre
os que mais contratam os serviços de atendimento no Brasil estão os
setores financeiro e de telecomunicações, com 56% da demanda. Em
seguida, estão varejo, serviços e comércio, com 11%; governo, com 9%; e
os demais segmentos, com 34%.
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