Amazan enche a programação junina de sanfona tradicona |
Para garantir a inclusão de artistas ligados a este ciclo nos municípios que tem a tradição de realizar a festa, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, criou um modelo novo que vem dando certo desde 2011. Por este, é lançada uma convocatória, onde artistas de todo o Brasil enviam suas propostas de show.
Este ano, a Secult recebeu 676 inscrições. Após esta etapa, passou a dialogar com as prefeituras envolvidas para compor as grades artísticas de cada cidade. Uma garantia de São João com forró tradicional, com manifestações mais genuínas estará presente em todos os palcos. Entre os nomes confirmados, Amazan, Elba Ramalho, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Josildo Sá, e muitos outros artistas que se baseiam na escola gonzagueana farão a festa junina em Pernambuco ser mais autêntica. Em contrapartida, as prefeituras fornecem toda a infraestrutura para os shows, como palco, som e luz.
Mais do que centrado num único tema, o São João de Pernambuco foca num conceito que gira em torno da valorização do pé-de-serra e todas as danças e músicas juninas. O apoio na interiorização da festa fortalece a carreira dos artistas desse gênero que fazem traduções dos mestres populares, reinventam a tradição e as transmite para as próximas gerações. “Estamos consolidando um modelo bastante simples através das parcerias com as prefeituras, pois nós buscamos incentivar e incluir os nossos artistas que seguem as tradições gonzagueanas nas grades de programação. Afinal, nós somos a terra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Zé Dantas, Onildo Almeida, João Silva e tantos outros mestres”, afirma o secretário de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte.
Além dos artistas ou bandas que estarão nos palcos, a Secult-PE e a Fundarpe também estão dando apoio a projetos especiais, o São João da Casa da Rabeca (Cidade Tabajara, em Olinda), o São João do Pipoco da Mata Norte (festa que acontece em cidades como Aliança, Glória de Goitá, Lagoa de Itaenga, entre outros municípios da região), a Roda de Sanfona do Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo, nos Torrões (Recife), entre outros.
CASA DA CULTURA
Importante centro de comercialização do artesanato pernambucano, a Casa da Cultura abre as portas para uma programação especial em comemoração aos festejos juninos. Durante sete dias, quadrilhas, trios de forró pé de serra, grupos de dança e cirandas se apresentam no espaço que abriga uma importante parte da história de Pernambuco e é parada obrigatória dos turistas.
Com foco na tradição popular, a programação tem início dia 21/6 e contempla grupos que valorizam a cultura nordestina em seus mais variados estilos ligados ao São João. O evento faz homenagem a um dos mais importantes ícones da cultura popular pernambucana, Arlindo dos 8 Baixos, que, em 2012, teve sua influência e sua importância para a cultura pernambucana reconhecidas oficialmente pelo Governo do Estado, sendo eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Sexta-feira (21/6) e sábado (22/6), a Casa da Cultura recebe duas apresentações cada dia, às 10h e às 15h. Já a partir do dia 25/6 ao dia 29/6, a programação começa às 10h e segue até às 18h. A entrada é gratuita. Confira a programação completa da Casa da Cultura AQUI.
Cidades Polo do São João de Pernambuco 2013 - Cabrobó, Itapetim, Moreno, Tacaratu, Paulista, Tracunhaém, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Parnamirim, Salgueiro, Mirandiba, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Bom Conselho, Iati, Pesqueira, Poção, Canhotinho, Araripina, Agrestina, Catende, Bonito, Camocim de São Félix, Palmares, Ferreiros, Timbaúba, Aliança, Chã de Alegria, Lagoa do Carro, São Lourenço da Mata, Carpina, Exu, Belo Jardim, Bom Jardim, Saloá, Tamandaré, Tuparetama, Jaboatão dos Guararapes, Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário