sexta-feira, 21 de junho de 2013

Encontro refunda Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura

Na última terça-feira (18/6) variados representantes do setor se reuniram na refundação do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura. Depois da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 20/5, decidiu-se pela volta do fórum, que atuou entre 2006 e 2009. 

O principal objetivo do encontro, que se tornará mensal (terceiras terças-feiras de todo mês) é construir o Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL). Cida Fernandes, à frente da Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura alertou que já existe uma lei estadual, a lei  nº 12.829, de 2005 que trata de uma política estadual para o livro, porém, segundo ela “é preciso tirá-la do papel”. Assim, uma das metas do fórum é demandar a criação pelo governo de um Grupo de Trabalho para revisão da lei estadual e construção do PELL.

Dentre as demandas do fórum estão: a revitalização das bibliotecas públicas, com pessoal reconhecido e qualificado; que todas as bibliotecas públicas tenham bibliotecas de qualidade, com bibliotecários qualificados; autores e ilustradores estimulados a produzir em Pernambuco; editores e livreiros interessados em investir em Pernambuco, com qualidade e responsabilidade; uma sociedade mais autônoma e desenvolvida, social, cultural, econômica e ambientalmente.

Os participantes do fórum ressaltaram que até agora nenhum município construiu seu plano municipal para colocar a lei em prática. Roberto Azoubel, assessor da Representação Regional do Ministério da Cultura, presente no encontro, sugeriu que “se soltasse a semente dos planos municipais primeiro nos municípios estratégicos, dentro de cada macroregião”, o que facilitaria a elaboração do plano estadual.

Além disso, destacou-se a necessidade de angariar novos segmentos para o fórum, já que a presença maciça na terça era da cadeia mediadora, “precisamos incluir escritores”, destacou Cida Fernandes. E acrescentou: “precisamos de um espaço mais plural, com a participação de todos os segmentos envolvidos no setor das bibliotecas, do livro e da leitura”. Cida também destacou a falta de conhecimento das secretarias de educação do interior em relação ao PNLL. Dessa maneira, o fórum buscará  “trazer secretarias de educação das variadas regiões do estado, ampliar o debate em Pernambuco todo”, afirma.

Os participantes do fórum também sinalizaram sobre a importância dos encontros para o fortalecimento de cada entidade que vier a fazer parte, incluindo a proposição de capacitações sobre gestão pública e debates educativos.

A Secretaria de Cultura e Fundarpe se fizeram presentes no encontro, representadas pela assessora de literatura, Raísa Feitosa, que destacou a realização dos Seminários de Leituras e Bibliotecas, que vem acontecendo nas várias edições do Festival Pernambuco Nação Cultural como uma importante ação, de “levantamento de dados e articulação com os agentes locais”, arregimentando subsídios importantes para a construção do plano estadual. Raísa também mencionou a disponibilidade da coordenadoria de literatura em dialogar com a sociedade civil, através de sua participação na comissão intersetorial.

O  próximo encontro do fórum foi marcado, extraordinariamente para a segunda terça do mês, dia 9/7, por conta do feriado na terça subsequente. E acontecerá, às 14h, na Biblioteca Pública Estadual, no Parque 13 de maio. A reunião é aberta a todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário