Em 22 de junho de 1934, Ferdinand Porsche assinava um contrato com a
Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã para a
fabricação de um carro popular resistente e com baixo custo de
manutenção: nascia o VW Fusca, que ficou famoso pelo motor traseiro
refrigerado a ar.
Os primeiros protótipos não tinham
quebra-ventos nem para-choques e as portas se abriam ao contrário. Em
1936, o Fusca ganhou carroceria semelhante à atual.
A partir de
1938, foi iniciada a construção de uma fábrica em Hannover para a
produção do modelo. Só em 1959 o Fusca (então com o nome de Sedan 1200)
começaria a ser fabricado no Brasil. Saiu de linha em 1996 em todo o
mundo menos no México, onde sua aceitação entre os taxistas deu-lhe uma
sobrevida surpreendente, semelhante ao que aconteceu no Brasil com o
Volkswagen Santana. Porém, novas leis de emissão mexicanas decretaram o
fim do carro em 2003.
O Fusca foi o primeiro modelo
fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no
mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T.
Nenhum comentário:
Postar um comentário