sábado, 11 de maio de 2013

Naná Vasconcelos lança “4 elementos” neste sábado

Inspirando-se nos quatro elementos fundamentais da natureza - água, ar, terra e fogo - o percussionista Naná Vasconcelos cria e recria sons e ideias em composições originais. O resultado é o inventivo CD “4 elementos”, que teve produção executiva de Isa Melo, da Coco Produções, em parceria com a Morenaná Produções Artísticas. O disco foi viabilizado através do edital público do Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco. O lançamento no Recife acontece neste sábado (11), às 20h, no Teatro Apolo. Em vez de um show, está programada a audição do CD, aberta ao público. Os bilhetes de entrada serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 17h30.

O álbum “4 elementos” é cheio de surpresas, sonoridade ímpar, arranjos criativos, que convida o ouvinte a uma escuta original, inédita, interativa. O trabalho começa com “Légua tirana”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, música que Naná cantava muito quando morava fora do Brasil. Assim que estruturou o CD, Naná logo se lembrou dessa música, repetindo sempre a primeira estrofe, onde diz já conter tudo. “Oh, que estrada mais comprida / Oh, que légua tão tirana / Ai se eu tivesse asa / Inda hoje eu via Ana”. O CD segue com uma música intensa de celebração à vida, “Terráqueos – Vida – Bush dance”, composta por ele, assim como todas as faixas daqui até o final do disco.

A terceira canção é “Nizinga”, que foi trilha de filme de mesmo nome, dirigido por Octávio Bezerra. O clima de festa na terra continua, e com farta instrumentação e coro de vozes. De certa forma, prepara o terreno (ou o terreiro), para a homenagem que vem a seguir. “Clementina”, a quarta faixa, é homenagem que Naná faz à cantora Clementina de Jesus (1901-1987). A canção foi composta na Ilha de Gorée, no Senegal (África), quando Naná visitou o local, um dos maiores centros de comércio de escravos daquele continente, e de onde muitos partiram para o Brasil.

O trabalho da terra segue para o ar. Inventivo como sempre, Naná imaginou astronautas africanos dançando nos anéis de Saturno para compor “Astronáfrica”, bela fusão de cordas e percussão, resultado de pesquisa que o artista vêm aprofundando recentemente. Em seguida, o percussionista apresenta “Coco lunar”. Em clima de festa e ritmo de coco, a letra sugere o casamento da estrela Dalva com o planeta Vênus, “planeta do amor”.

Depois de mais uma vinheta sobre o fogo, o percussionista aprofunda suas pesquisas em células rítmicas criadas na água e nos apresenta “Chorágua”. Voltando à terra para mais uma homenagem, Naná compôs “Berimbando para Airto Moreira”. Em seguida, apresenta “Passos”, uma ciranda melodiosa com apoio de violoncelo e viola de 12 cordas, além de sua extraordinária percussão.

Para terminar, a faixa “Fogo”, criada apenas com sons tirados de um pacote de salgadinhos e do assobio.

Serviço
Audição do CD “4 Eelementos”, de Naná Vasconcelos
Sábado (11), às 20h
Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)
Entrada gratuitamente: Os bilhetes serão distribuídos na bilheteria a partir das 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário