De domingo (31/3) a quarta (3/4), o Abril Indígena – Acampamento Terra Livre (ATL) PE chega ao campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O encontro é articulado pela Comissão de Professores e Professoras Indígenas de Pernambuco (Copipe) e por lideranças dos 12 povos do estado, representados pela Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apinme).
Reunindo mais de 1 mil indígenas, o evento busca levantar reflexões e construir propostas a partir das seguintes áreas: cultura, educação, saúde e território.
Na pauta de cultura, discutindo "A política de cultura para os povos indígenas", estará presente Érika Nascimento, da Coordenação para Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, junto aos representantes indígenas Maurílio Truká e Vasco Pankararu.
A abertura do evento contará com um debate sobre a conjuntura indigenista nacional e uma coletiva de imprensa. O Abril indígena discutirá ainda: a política de cotas para povos indígenas na universidade, os desafios da educação escolar e do subsistema de saúde indígena e as ameaças aos seus direitos territoriais. Os grupos de discussão são formados por professores da própria UFPE e de outras universidades e organizações indígenas. Comitivas de lideranças se reunirão também com autoridades, entre elas representantes do Ministério Público Federal (MPF) e Governo de Pernambuco.
O objetivo central do encontro é realizar “um levante dos povos para a defesa dos direitos indígenas garantidos pela Constituição e legislações posteriores, entre eles terra, saúde e educação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário