domingo, 6 de janeiro de 2013

Planejamento e sustentabilidade para uma escola consciente

Para planeja-se um ensino a distância ou qualquer forma de aprendizado, primeiro é preciso organização dos conteúdos; local adequado iluminado e tranqüilo porque, propicia o estímulo á leitura e a profissionais qualificados,conscientes da atual situação em que o planeta encontra-se;para que então ministre-se estas aulas.
A compreensão da problemática do meio ambiente como fenômeno socioambiental lança a questão ambiental na esfera política, entendida como esfera pública das decisões comuns. A partir de sua inserção concreta na defesa e disputa pelos bens ambientais, muitas lutas adquirem uma dimensão pedagógica,na medida em que instituem espaços afetivos de questionamento, encontro,confronto e negociação;entre projetos político e universos culturais,e interesses sociais diferentes.
Para além dos seus resultados imediatos, estas lutas, tanto quanto toda a educação ambiental deve ser orientada para a cidadania. Assim é que funciona uma escola sustentável.
Na formação do biólogo a educação toma dimensões de responsabilidades socioambientais, para que o educador não somente seja um mero passador de informações, mas que seja responsável pela formação de uma sociedade sustentável e um mundo melhor para as gerações futuras.
O desmatamento, a caça de animais silvestres ,a poluição do ar,a precária conservação de APAS e Reservas biológicas,a retirada de argila ,areia e água dos subsolos,técnicas de manejos incorretas de plantio;tem sido uma das inúmeras outras causas das mudanças climáticas.Então não basta ser só mais um Biólogo(a),ou mais um profissional qualquer; temos que nos sentir partes integrantes da biosfera,onde a educação ambiental praticada dará suporte para formação desta escola,dos alunos e educadores;como multiplicadores e adeptos a uma eco sociedade.
Uma escola sustentável é aquela escola que foge do tradicional quebrando dogmas e paradigmas antiquados e que se preocupa na formação de cidadãos, mais éticos e interligados com a natureza, sendo pessoas capazes de lutar pelo ideal comum holístico, onde o aluno sente-se parte integrante da natureza como um todo, e não natureza-homem separados.

 Tatiana Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário