A ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu nesta quarta-feira (9), em
entrevista à Rádio Band AM, a possibilidade de internautas enviarem
opiniões, sugestões e dúvidas sobre o Vale-Cultura à comissão que vai
regulamentar a política instituída por lei, no final do ano passado.
Espaço aberto nos comentários desta matéria e nas redes sociais. Todas
as postagens serão objeto de estudo da comissão formada pela Secretaria
de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC/MinC) e Secretaria de Políticas
Culturais (SPC/MinC), pela Consultoria Jurídica (Conjur/MinC) e
Secretaria Executiva (SE/MinC). O grupo tem até o dia 26 de fevereiro
para regulamentar o Vale-Cultura.
O que é Vale-Cultura- Sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia
27 de dezembro, o Vale-Cultura é um benefício de R$ 50 mensais concedido
aos trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos por mês.
Com ele os trabalhadores poderão acessar serviços e produtos culturais
nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura,
Humanidades e Informação, Música e Patrimônio Cultural.
A política deve beneficiar aproximadamente 17 milhões de trabalhadores e
elevar o consumo cultural em até R$ 7,2 bilhões por ano.
Como funciona - O Vale Cultura será disponibilizado, preferencialmente,
por meio magnético. Não será permitida a troca do vale por dinheiro e
aqueles trabalhadores que aderirem ao programa terão um desconto máximo
de 10% do valor do vale sobre seus salários. Este percentual será
diferenciado para aqueles que recebam mais do que cinco salários
mínimos.
Entre os pontos que devem ser esclarecidos com a regulamentação está a
definição concreta de serviços e produtos culturais que o trabalhador
poderá consumir com o Vale-Cultura.
Todos ganham
Trabalhadores: acesso aos produtos e serviços culturais, formação pessoal e melhoria da qualidade de vida;
Empregadores: incentivo fiscal para adesão ao sistema e satisfação e qualificação dos empregados;
Mercado: injeção de R$ 7,2 bilhões/ano na cadeia produtiva da Cultura;
Artistas: escoamento da produção cultural e ampliação da demanda;
Ministério da Cultura: avanço na política de democratização do acesso aos bens e serviços culturais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário