O ano de 2013 certamente será um período de intenso protagonismo dos
novos mecanismos de fortalecimento da cultura brasileira. Após a sanção
do vale cultura, cartão que fomenta o consumo de cultura por
trabalhadores que ganham até 5 salários mínimos, no fim do ano passado,
será a vez do Projeto de Lei (PL) 757/2011, a conhecida Lei Cultura
Viva.
O PL, de autoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), tem a
missão de institucionalizar como política de estado o programa já em
vigor do Ministério da Cultura, de mesmo nome.
A função da Lei Cultura Viva é facilitar a manutenção do mais de 3 mil Pontos de Cultura no País – com a participação de mais de oito milhões de brasileiros –, que mantêm, de forma única, importantes manifestações culturais, populares e regionais, seja através do teatro, da tradição oral, da música ou dos festejos. A verba destinada para a manutenção destas entidades não teria o intermédio de organizações não governamentais ou terceiros. Com a futura lei em vigor, será a certeza de que os traços culturais típicos do
Brasil não vão se desfazer com as mudanças de gestão ou passar do tempo.
Brasil não vão se desfazer com as mudanças de gestão ou passar do tempo.
Este novo relacionamento entre o governo e as entidades comunitárias avançou mais em dezembro de 2012. Após sua tramitação pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, foi a vez da Comissão de Finanças e Tributação aprovar por unanimidade o projeto. E este ano, será a vez da Comissão de Constituição e Justiça apreciar o projeto, ajudando em seu estratégico avanço dentro do Parlamento.
Para Jandira, esta política é inovadora: “Ela inova e se torna emancipatória, permitindo ao estado garantir o reconhecimento e a valorização da criatividade popular. E como diz a canção de Lia de Itamaracá, ‘Essa Ciranda não é minha, ela é de todos nós’.
Parabenizo a todos os fazedores de cultura do Brasil por esta importante conquista e vamos juntos na luta por sua aprovação”, defende.
Parabenizo a todos os fazedores de cultura do Brasil por esta importante conquista e vamos juntos na luta por sua aprovação”, defende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário