Integrando a programação do projeto Negras Culturas na Construção da
Identidade – iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe – o
Museu do Estado de Pernambuco recebe até 27 de novembro (terça-feira) a
exposição Os Orixás na Gravura de Marisa Vilela. A exposição
faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra e traz 23
litografias executadas em 1992, na Oficina Guaianases de Gravuras em
Olinda.
“As divindades afro-brasileiras são o grande tema de
inspiração do meu trabalho, onde os Orixás não pedem licença para
entrar, eles simplesmente surgem nas lendas e mitos encantados e
encantando”, comenta a artista plástica. Vilela explica que iniciou por
conta própria, na década de 1990, uma pesquisa dentro deste universo.
“Como fonte de pesquisa visitei alguns terreiros da cidade e consultei
autores como Nana Rodrigues, Joana Elbein, Beatriz Góis, Roger Bastide
entre outros.”.
A exposição conta com uma visitação guiada temática diária, abordando o tema da Consciência Negra, a partir do acervo do Museu.
Serviço
Os Orixás na Gravura de Marisa Varella
20 a 27 de novembro de 2012
Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960 – Graças
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h | sábados e domingos, das 14h às 17h

Nenhum comentário:
Postar um comentário