sábado, 17 de novembro de 2012

Aos 80 anos, Ziraldo retrata super-heróis com problemas humanos

Tarzan, Capitão América, Fantasma, Batman e Super-Homem. Foto: Globo Livros/ Reprodução
No desenho O super asilo, desenvolvido por Ziraldo primeiramente em preto e branco e depois transformado em um quadro colorido, os famosos heróis dos quadrinhos americanos (Super-Homem, Batman, Fantasma, Capitão América e Tarzan) repousam enrugados e grisalhos em sua velhice, ancorados por bengalas, penicos e dentaduras. Mas estaria Ziraldo, agora que virou oitentão (a festa foi em 24 de outubro), se sentindo dessa forma?

“Não, eu estava gozando deles. Não sou um supervelho”, brinca o cartunista, em entrevista ao jornal Correio Braziliense. Parafraseando o amigo Tom Jobim, que certa vez mandou a pérola “que país é este em que os mitos somos nós?”, Ziraldo zomba: “Que país é este em que os anciãos somos nós?”. A palavra velho realmente não combina com ele, apesar de os cabelos brancos já terem aparecido há algumas décadas. Incansável e em constante atividade, o multiartista tem disposição de sobra, de dar inveja a muito super-herói.

De volta a O super asilo, a obra faz parte da compilação Os Zeróis, recém-lançada pela Globo Livros. Lá estão os esboços e desenhos dos heróis criados por Ziraldo e publicados originalmente em O Pasquim, no Jornal do Brasil e na revista Fatos e Fotos desde os anos 1960. Os personagens, contudo, apesar de inspirados nos americanos, deixam de lado a invencibilidade, o vigor e a virilidade para aparecerem em situações não muito confortáveis, mostrando-se humanos demais, risíveis e falíveis, cheios de dúvidas e defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário