O Dia Internacional para a Tolerância foi
instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em
reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em
1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução
51/95 da UNESCO.
A Declaração da ONU fez parte
do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a
Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos
Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa
humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões
culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a
convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Foi
então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da
constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal
dos Direitos Humanos que afirma:
- Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
- Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)
- A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).
Todos diferentes, todos iguais. Faz o bem sem olhar a quem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário