terça-feira, 2 de outubro de 2012

Espetáculo criado em Taguatinga (DF) propõe diálogo entre brinquedos populares

Baiano pra Mamulengo é inspirado no mestre mamulengueiro Zé de Vina (PE) e em folguedos da Zona da Mata Pernambucana

Fruto de três anos de estudos e vivências, o Grupo São Mateus da Terreirada Divina lança no próximo dia 6 de outubro o espetáculo “Baiano pra Mamulengo”. A peça apresentará ao público a estética, a musicalidade e o dinamismo peculiar do diálogo entre brinquedos e jogos da cultura popular, especialmente da Zona da Mata Pernambucana. Dentro da programação do I Festival de Pontos de Cultura de Taguatinga (Festponta), Distrito Federal, o grupo se apresentará às 20h, no Taguaparque.

A peça “Baiano pra Mamulengo” concentra três anos (2009-2012) de vivências, investigações e trabalhos realizados diretamente com a fonte popular, entre o meio urbano e o interior do Brasil. O espetáculo foi construído a partir do direcionamento, atuação e memória do mestre mamulengueiro Zé de Vina (de Lagoa de Itaenga - Zona na Mata Pernambucana) e dos encontros de seu brinquedo com outros folguedos da região, como Cavalo Marinho, Maracatu, Caboclinho, Ciranda e Coco de Roda. Nessa bagagem, outra grande referência é o reisado de Juazeiro do Norte (CE).

Construído para teatro ou rua, o espetáculo se desenvolve por uma hora em uma tolda (barraca de bonecos), inspirada nas confecções tradicionais dos grandes mestres. Nesse espaço, o Terno-Lengo (grupo de tocadores ritmados e caricaturados) acende o fogo do terreiro chamando os personagens de Mateus e Bastião para dançar e brincar. Os mamulengos entram como figuras tradicionais, ou não, compartilhando seus dramas com Mateus, o público e o Termo–Lengo que não deixa o samba e o jogo cair.

SÃO MATEUS DA TERREIRADA DIVINA

Fundamentado em vivências e material de pesquisa, o grupo São Mateus da Terreirada Divina propõe um intercâmbio de figuras, ritmos e gestos entre as brincadeiras populares. Isso se dá a partir do resgate de formas e evoluções de jogos, ritmos, danças e cantos. Partindo da investigação física, rítmica e estética dessas matrizes, praticadas pelos brincantes, o grupo busca absorver dos princípios da tradição popular os fundamentos para seu próprio processo criativo. Com ensaios realizados semanalmente em Taguatinga e em saídas de campo para um contato maior com os mestres, o grupo afirma seu caminho e crença nas tradições populares, permanecendo em contato com essas manifestações. Mais informações: baianopramamulengo.blogspot.com.br


SERVIÇO

Lançamento do espetáculo “Baiano pra Mamulengo”
Local: Taguaparque, ao lado da administração do parque
Endereço: Pistão Norte - Taguatinga
Dia: 06 de outubro (sábado)
Horário: 20h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: 61 8448-1330 

Nenhum comentário:

Postar um comentário