![]() |
Parada atraiu multidão à Avenida Boa Viagem, no Recife, neste domingo (16) (Foto: Luna Markman/G1) |
Uma manifestação contra a morte de uma transexual em Pernambuco também marcou o evento. A cabelereira Lorena Layala, 27 anos, foi encontrada morta na manhã da última quinta-feira (13), às margens da PE-22, em Paulista, no Grande Recife. Ela foi morta com dois tiros. Amigos da vítima pedem Justiça.
Só este ano, 89 travestis foram assassinados no estado. "O índice é alto e ainda subnotificado, já que contamos apenas aquelas mortes que são noticiadas na mídia. A gente precisa de políticas públicas que chegue em todo o estado", falou o coordenador do Fórum LGBT de Pernambuco, Thiago Rocha.
Rocha também comentou sobre o anúncio homofóbico publicado em jornais de Pernambuco que gerou polêmica nas redes sociais, no dia 4 deste mês. Em peça publicitária, a organização religiosa Pró-Vida Pernambuco comparava o "homossexualismo" (sic) à pedofilia, turismo sexual e exploração de menores.
A comunidade gay ainda luta pela criminalização contra a homofobia no Brasil. No Recife, a lei municipal 16.780, que completa dez anos em 2012, já criminaliza o preconceito contra gays, transexuais e transgêneros. Segundo o Fórum LGBT de Pernambuco, o estado é o sexto do Brasil em número de homicídios de homossexuais.
Desfile
Este ano, a Parada teve como tema "Democracia em todos os cantos: vamos cantar um Pernambuco sem homofobia". O desfile segue até o 1° Jardim de Boa Viagem. O trânsito na avenida paralela, a Conselheiro Aguiar, ficou um pouco lento.
Além dos trios elétricos, também se apresentaram grupos de cultura popular. Muitos moradores dos edifícios na beira-mar acompanharam o evento das janelas e varandas.
Balanço
Segundo a Polícia Militar, um público de 200 mil pessoas compareceu ao evento neste domingo. Houve o registro de alguns furtos no local.
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/09/parada-da-diversidade-comeca-em-tom-de-manisfesto-no-recife.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário