A abertura oficial do evento acontece na segunda, a partir das 19h, no Cine Teatro Guarany, equipamento cultural que é um dos cartões postais da cidade e que foi recentemente reformado. Nesta edição, o festival faz homenagem aos 90 anos do Cine Teatro Guarany e também ao filme Baile Perfumado, dos cineastas Lírio Ferreira e Paulo Caldas, que completa 15 anos do seu lançamento comercial.
A Coordenadoria de Audiovisual da Secult-PE selecionou as produções entre 201 inscritos. A lista de filmes selecionados se divide nas seguintes categorias: curta-metragem pernambucano (9); curta-metragem nacional (24); curta-metragem sertanejo (10); curta-metragem infanto-juvenil (14) e longa-metragem (10).
De acordo com Carla Francine, coordenadora de Audiovisual, o número de produções inscritas este ano cresceu bastante, o que refletiu nos 20 títulos a mais nas mostras competitivas, em relação a 2011. “A de longa metragem, em particular, foi uma das que teve um aumento relevante e dos dez projetos escolhidos, cerca de 50% são pernambucanos. Outra categoria que cresceu foi a de curta-metragem infanto-juvenil, uma das mais concorridas do festival pelo público local”, comentou.
FORMAÇÃO - Na área de formação serão oferecidas oficinas para os professores das redes municipais e estaduais de ensino, que irão trabalhar as possibilidades de utilização de filmes como ferramenta pedagógica e o estímulo à implantação de cineclubes nas escolas. Outro destaque é a oficina de Figurinos para Cinema, ministrada pela estilista Celinha do Cariri e a oficina de Crítica e Linguagem Cinematográfica, ministrada por Rodrigo Carreiro, que irá capacitar os integrantes dos juris populares, formado por triunfenses que se dedicam ao Festival todos os anos.
Outras informações podem sem conferidas no blog oficial do evento: http://
http://triunfo.pe.gov.br/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário