A Secretaria de Cultura (SECULT-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) realizam na próxima segunda-feira (09 de julho) o seminário PernambucHolanda. No encontro serão apresentadas e debatidas as experiências obtidas através do acordo de cooperação técnica firmada entre o Tropen Museum Amsterdan e a FUNDARPE. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, das 9h às 12h.
Participam do encontro o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; o diretor do Tropen Museum Amsterdan, Peter Verdaasdonk; a diretora do Tropen Museum Amsterdan, Marielle Pals; a vice presidente do Fórum Pernambucano de Museus, Regina Batista e o diretor de Gestão em Equipamentos Culturais da FUNDARPE, Célio Pontes.
PARCERIA - A partir deste ano, 2012, o museu holandês Tropen Museum Junior, que desenvolve atividades voltadas para o público infantil, abrirá as portas para expor a riqueza da cultura pernambucana. Desde 1975, o espaço de Amsterdã trabalha com visitantes entre 06 e 13 anos. Desta vez, eles vão ter acesso a uma mostra sobre a cultura do estado, a exposição MIxMax Brasil, que ficará cerca de três anos em cartaz no local - de outubro de 2012 a março de 2015. A novidade chega através do convênio assinado entre o Governo de Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), e o Royal Tropical Institute, responsável pelo museu.
Para acompanhar o processo de concepção e montagem da exposição, a comitiva, formada pelo presidente da Fundarpe Severino Pessoa, Roberto Lessa (diretor de promoção da Economia Criativa da AD-Diper) e Patrícia Lessa, estive em Amsterdã, no início do ano, para participar de reuniões com os parceiros. O objetivo foi discutir com a equipe do museu aspectos técnicos e culturais do roteiro da exposição.
De acordo com Severino Pessoa, uma das importantes contribuições deste convênio é possibilitar tanto ao público espontâneo quanto ao de visitas agendadas o contato com a cultura pernambucana. O presidente da Fundarpe acrescenta que para os grupos escolares a atenção é especial: “Eles receberão orientações sobre nossa cultura antes das visitas aos museus, através de aulas com duração entre quatro e cinco horas que os prepara para a visita interativa que farão no museu”.
Programação
9h – Abertura
Ações e Perspectivas de Intercâmbios (Severino Pessoa, presidente da FUNDARPE)
09h15 – Museu Etnográfico em Novos Tempos (Peter Verdaasdonk, diretor do Tropen Museum Amsterdan)
09h30 – Método e Experiência – Chaves de Sucesso do Tropen Museum Junior (Marielle Pals, diretora do Tropen Museum Junior Amsterdan)
10h30 – Cofee break
11h – Debate
11h30 – Panorama dos Museus em Pernambuco (Regina Batista, vice presidente do Fórum dos Museus de Pernambuco)
11h45 - Política Estadual de Museus (Célio Pontes, diretor de Gestão em Equipamentos Culturais da FUNDARPE)
12h - Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário