![]() |
Divulgação |
No total, serão 500 apresentações de 340 atrações, que espalhadas pelas 12 regiões do Estado, farão o São João nas cidades de Serra Talhada, Mirandiba, Palmares, Timbaúba, Aliança, Parnamirim, Carpina, Bom Conselho, Bonito, Iati, Tacaratu, Limoeiro, Agrestina, João Alfredo, Carnaíba, Araripina, Catende, Lagoa do Carro, Pesqueira, Salgueiro, Exu, Tracunhaém, Ferreiros, Vicência, Iguaraci, Itapetim, Orocó, Olinda, Taquaritinga, Sertânia, Itamaracá, entre outras.
A Secult/PE e Fundarpe também apoiam outros eventos, entre eles o São João da Casa da Rabeca, o projeto Pipoco no São João da Mata Norte, a Roda de Sanfona do Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo e também a Casa da Cultura que recebe uma programação especial com bandas, quadrilhas, grupos de coco e sanfoneiros. Além da programação no palco externo da Casa, trios pé de serra circulam pelo espaço e levam a animação do forró para os visitantes.
Para o secretário de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, “é importante aprofundar o conhecimento da obra de Gonzaga e conectar com a valorização dos artistas que seguem os passos dele para que a nova e as futuras gerações tenham conhecimento do seu trabalho e da sua importância”. Este ano, cerca de seis milhões de reais estão sendo investidos na festa. As grades foram elaboradas junto com as prefeituras fortalecendo a parceria entre os municípios e o Governo do Estado e garantindo a ampliação da programação dos festejos, pois as prefeituras complementam suas grades com a inclusão dos sanfoneiros locais dando ainda mais força às tradições juninas.
Dessa forma, a Secult/PE e Fundarpe garantem os artistas que seguem a cultura do São João e as prefeituras oferecem toda a infraestrutura necessária para a realização dos shows. Com esse formato, adotado pela primeira vez no ano passado, o Governo do Estado pretende contribuir com a manutenção da tradição através da valorização dos artistas que seguem a obra de Luiz Gonzaga, seja através da interpretação das músicas do Rei do Baião, seja com novas composições a partir de suas influências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário