Leila Pinheiro faz homenagem às mulheres (Foto: Divulgação / Glauker Bernardes) |
Tudo começou com uma homenagem às mulheres, especificamente para o dia dedicado a elas, o 8 de março. Na ocasião, a cantora paraense Leila Pinheiro foi convidada para fazer um show de repertório variado, costurado por canções escolhidas por ela e imortalizadas em vozes femininas na história da Música Popular Brasileira (MPB). Como a própria artista explica, o show “foi tão bem recebido e ficou tão redondo que acabou se transformando em uma coisa maior”. E o resultado do “Leila Pinheiro canta mulheres” saiu em turnê e chega ao Recife na próxima sexta-feira (4), no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O show inédito para o público nordestino faz uma viagem por momentos da história musical das cantoras brasileiras, indo de Chiquinha Gonzaga a Adriana Calcanhotto e Mart’nália, passando por Maysa, Dona Ivone Lara e Zélia Duncan . “São coisas que eu gosto, que costumo cantar. No show, existe uma história que tem que ser contada, mas que não é cronológica. É em cima de canções que adoro e que sejam conhecidas do público, para que não seja um show chato”, falou. Ao som apenas do piano, marca registrada da cantora, músicas como "Só de você", de Rita Lee, e "Fogueira", de Ângela Ro Ro, devem ganhar uma roupagem característica da artista.
Leila Pinheiro volta ao Recife depois de 7 meses longe dos palcos pernambucanos. Em outubro de 2011, a paraense fez uma apresentação no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, com o show “Leila Pinheiro, voz e piano”. Mostrando sintonia com a plateia e com um repertório livre, a cantora homenageou a capital pernambucana cantando frevos. E os fãs que forem conferir a apresentação no Teatro da UFPE devem ter mais surpresas. “Vou abrir uma janela e cantar músicas em homenagem a Renato Russo. Não tive oportunidade de trazer o show em homenagem a ele para o Recife, mas os fãs pediram e vou cantar algumas músicas”, revelou. O CD "Meu segredo mais sincero", dedicado à banda Legião Urbana, foi lançado em 2010.
A diferença curta entre as duas apresentações de Leila Pinheiro no Recife tem explicação. A relação afetiva com a cidade foi uma das motivações para a realização do show da cantora na cidade, dentro do projeto MPB Petrobras. “Em 1998, fiz um trabalho que mergulhei em várias cidades, mapeando artistas que me interessavam. No Recife, conheci o maracatu, cantei com orquestras de frevo. O frevo, apesar de não fazer parte da minha histórica musical, me tira e me leva grau de paz, de comunhão que não sei explicar. Me sinto abraçada pela cidade. Isso é real e sincero”, disse.
Com mais de 20 CDs lançados em 30 anos de carreira, a cantora espera também fazer um registro dessa sua nova turnê dedicada às mulheres, através do seu selo “Tacacá Music”, que tem o nome em homenagem a uma comida típica de seu estado natal. Com a nova proposta, Leila já produziu e gravou dois DVDs – “Nos horizontes do mundo - ao vivo” e “Agarradinhos” – e o CD “Meu segredo mais sincero”. Segundo a cantora, algumas músicas devem ser selecionadas para produzir o álbum, que ainda não tem previsão de lançamento.
O show no Teatro da UFPE terá ainda a apresentação da dupla de amigos pernambucanos de Leila Pinheiro – Cláudio Almeida e Beth Coelho – e deve começar às 21h. Os ingressos a preços populares, proposta do projeto MPB Petrobrás, custam R$ 20, com direito a meia-entrada, e estão à venda na bilheteria do teatro e nas lojas Mahogany dos shoppings Tacaruna e Plaza Casa Forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário