Documento marca início do Fórum Nacional das instituições estaduais de preservação do patrimônio cultural no País
Durante o I Encontro Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural, realizado nos dias 24, 25 e 26/4 no Recife, gestores e representantes de instituições de 14 estados redigiram, em conjunto, a “Carta do Recife”. O documento já está disponibilizado na internet. A intenção é divulgar e potencializar a discussão junto à sociedade.
A partir de uma primeira versão, apresentada pelo presidente do Iepha (MG), Fernando Cabral, a carta explicita o intuito da construção de uma rede nacional, fazendo ainda considerações, recomendações e proposições relacionadas à atuação dos órgãos e à política pública de preservação, de modo geral.
É ressaltada também a missão dos órgãos de patrimônio, através de um breve histórico, e problematizada a complexidade das ações que devem ser desenvolvidas pelas instituições. Educação, transversalidade, exigência de uma nova postura, recomendações acerca de elaboração de novas leis e distribuição de recursos são outras das questões pontuadas.
Leia o documento completo aqui.
Saiba mais sobre o encontro:
Patrimônio em debate
Novas perspectivas para o patrimônio brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário