quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cultura pernambucana é tema de exposição em Amsterdã

Através de convênio firmado entre Fundarpe e Royal Tropical Institute Pernambuco passa a integrar exposição interativa no Tropenmuseum Junior

O museu holandês Tropenmuseum Junior desenvolve atividades voltadas para o público infantil entre 6 e 13 anos desde 1975. E a partir deste ano, o espaço cultural terá exposição com enfoque na riqueza da cultura de pernambucana. O convênio assinado entre a Fundarpe e o Royal Tropical Institute, com a intervenção do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Cultural, assegurou a execução da exposição no período de outubro de 2012 a março de 2015. 
Para acompanhar os estágios do planejamento da exposição, a comitiva formada pelo presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, Roberto Lessa (diretor de promoção da Economia Criativa da AD Diper) e Patrícia Lessa esteve em meados de janeiro em Amsterdã participando de reuniões para discutir com a equipe do museu aspectos técnicos e culturais do roteiro da exposição.
De acordo com Severino Pessoa uma das importantes contribuições deste convênio é possibilitar ao público espontâneo e de visitas agendado o contato com a cultura pernambucana. O presidente da Fundarpe acrescenta que para os grupos escolares a atenção é especial, “eles recebem orientações sobre nossa cultura antes das visitas aos museus, através de aulas com duração entre quatro e cinco horas que os prepara para a visita interativa que farão no museu”, enfatiza. As visitas interativas são elaboradas de forma que o visitante é convidado a participar da vivência da cultura pernambucana. “Uma das atividades desenvolvidas no museu se dá, por exemplo, quando as crianças têm a oportunidade de aprender a fazer tapioca”, fala Severino Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário