quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

09 DE FEVEREIRO - DIA NACIONAL DO FREVO!!

A origem da palavra frevo, vem de ferver,  por conta do ritmo alucinante, grande concentração de pessoas dançando e pulando, num vai e vem frenético em direção opostas, comum nas festas de carnaval.

O frevo foi citado pela primeira vez, numa edição do "Jornal Pequeno", vespertino de Recife, em 09 de fevereiro d 1907. Em reconhecimento à importância do ritmo e a sua origem,  em 09 de fevereiro de 2007,  a Prefeitura de Recife comemorou o centenário do Frevo durante o carnaval.


Foi em 1930 que surgiu a divisão do Frevo em três tipos:


A) Frevo de rua - é frevo tocado por orquestra, sem voz cancionando;

 A.1.) Subdivisões de frevo de rua - "frevo-de-abafo;  frevo-coqueiro;  frevo-ventania; frevo-de-salão."


B) Frevo canção - tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos-de rua. É sequenciado por uma introdução forte de frevo, seguido de uma canção, concluindo novamente em frevo ( Wikipédia )


C) Frevo de bloco - é um frevo executado por orquestra de pau e cordas ( geralmente composta por violões,  cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão ). (Wikipédia)


Da mistura da capoeira com o ritmo de frevo, nasceu o
passo, a dança do frevo.  Dentre os mais de 120 passos, posso citar alguns: tramela, bailarina, saci pererê, rojão, barriguinha, parafuso, tesoura etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário