quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura do Recife realiza concursos de personagens do carnaval

A Prefeitura do Recife realiza esta semana os concursos de porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira (quarta-feira, 25) e passistas de frevo (quinta,sexta e sábado) do carnaval 2012. As competições começam a partir das 17h, no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, e são abertas ao público. Os vencedores de cada categoria receberão troféus e prêmios em dinheiro, que variam entre R$ 100 e R$ 1 mil.

Os porta-estandartes são os responsáveis por abrir alas para os clubes de frevo, troças, maracatus, tribos de caboclinhos e índios. Esses personagens chamam a atenção do público pela desenvoltura com que conduz o símbolo maior da agremiação – o estandarte, também conhecido como flabelo ou bandeira. No concurso, os candidatos podem representar alguma agremiação ou participar de forma independente.

Os mestres-sala e portas-bandeira são destaques das escolas de samba. O mestre-sala deve cortejar sua dama, apresentar um bailado harmonioso com o samba. O casal deve se mostrar em perfeita harmonia.
No concurso realizado pela Prefeitura, os portas-estandarte, mestres-sala e portas-bandeira são avaliados pelo júri nos quesitos coreografia (graciosidade, leveza e desenvolvimento da dança), desenvoltura (atitude, postura, elegância, criatividade e empolgação) e conjunto (visão geral da apresentação de cada participante, inclusive vestuário).

Já os passistas de frevo são responsáveis pelo passo que contagia o povo nas ruas do Recife. Sejam nos clubes de frevo, nas troças e clubes de bonecos, os passistas têm lugar cativo no desfiles carnavalescos, junto às orquestras de metais e fantasias de destaque. No concurso, os competidores são avaliados pelos jurados nos quesitos coreografia, considerando a diversidade e continuidade de passos e a harmonia com a música, e no desenvoltura, onde estarão em observação graciosidade, postura e empolgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário