quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Luiz Romão também é cultura Nordestina


“ Sou um soldado da polícia Pernambucana. Sentei “praça” para perseguir “Lampião” e defender minha corporação, mais por ter defendido um companheiro  da “morte” hoje vivo lutando contra a prisão. Mas sempre sou o soldado Luiz Ferreira, conhecido por “Luiz Romão”( Luiz Romão na idade de 34 anos, mais ou menos)

Luiz Ferreira do Nascimento, que mais tarde seria reconhecido e imortalizado como “Luiz Romão”, nascido na cidade de Flores -PE, em 15 de Outubro 1916, filho de José Ferreira do Nascimento ( José Romão ) e Jacinta Gomes de Oliveira. Tendo em seu pai “José Romão”,  que já fazia parte da Força Volante da cidade de Flores -PE, seu maior exemplo, Luiz Ferreira do Nascimento  ingressou também na Força Volante aos “ 17 anos de idade” travando vários combates com “facções” do Bando de LAMPIÃO. Sendo extremamente corajoso e habilidoso quanto ao manuseio de armas e táticas da “Caatinga”, com o fim do  “Cangaço” no Sertão, foi escolhido como ORDENANÇA DIRETO DO CORONEL MANOEL NETO. Sentou praça em algumas cidades do Sertão como Flores, Ibimirim, Serra Talhada, Arcoverde, entre outras. Em todas as cidades em que “Luiz Romão” trabalhou como ORDENANÇA DIRETO DO CORONEL MANOEL NETO, fez imperar a Lei e a Ordem, pois não havia missão impossível para o mesmo. Por um lamentável episódio ocorrido em Arcoverde, quando lá destacava, estava de folga nesse dia, quando escuta alguém “gritar” por seu nome; tratava-se de uma mulher que em desespero falava que “havia alguns homens tentando matar um soldado...” Sem pensar duas vezes ele se dirige rapidamente para a cena do crime e se depara do que ele chamava de “linchamento”, o soldado estava sendo “golpeado” a faca e pauladas, por vários homens; outro soldado observava como que pasmo, pois não esboçava nenhuma reação. LUIZ ROMÃO DE ARMA EM PUNHO “GRITA”; “SOLTA O SOLDADO, SOLTA O SOLDADO!!!”, é quando dois homens enfurecidos vêem  ao seu encontro de “ peixeira” em punho e tenta esfaqueá-lo sem dar-lhe  chance de defesa, rápido e habilidoso como era “Luiz Romão” desfere um disparo que atinge um dos homens no pescoço, o outro, com um segundo disparo é atingido no coração, onde tiveram, os agressores, morte instantânea... Sendo “Luiz Romão” impelido pela “turba” a continuar os disparos, tombam mais dois homens mortos. O restante dos agressores fogem. O soldado que estava sendo “linchado” escapa gravemente ferido. Por a justiça, na época não entender os detalhes do “fato” ocorrido, “Luiz Romão” se tornou foragido. Foi perseguido , cercado várias vezes, mesmo policial, teve que trocar “tiros“ com a POLÍCIA, pois preferia  a “morte” a ser preso. Mudou de cidade várias vezes, mudou de nome, mais por fim, foi INOCENTADO. “Luiz Romão fixou residência na cidade de Serra Talhada, TERRA DE “LAMPIÃO”, onde seus pais e alguns de seus irmãos já residia, adotando assim, Serra Talhada, como sua cidade, onde viveu por mais de quarenta anos, tendo falecido no dia 7 de Abril de 2003. Toda a sua “história” será contada em um livro... Detalhes do seu convívio com o Cel. Manoel Neto, seus cercos, suas fuga, seus amigos e parentes; as mortes de seus irmãos e sua vingança sua luta para manter-se vivo e conseguir provar sua “INOCÊNCIA”. Com isso “HONRANDO” seu “NOME” de geração após geração.
O “livro” será lançado em 2012 e terá como tema: “LUIZ ROMÃO, para mim, MAIS VALENTE QUE “LAMPIÃO”.

REDAÇÃO:  Edson Luiz Ferreira Barros [ Edson Romão]

7 comentários:

  1. Eu sempre morei no antigo bairro Bomba atual São Cristóvão, e sempre desde que me entendo de gente que conhecia Luis Romão, Homem direito nos negócios e leal a sua ideologia, respeitado até por meu pai Mestre Carlos outro grande morador de serra Talhada Homem como Seu Luis e seu Carlos em ética e respeito ainda estou procurando. Ambos tinha vidas diferentes mais princípios parecidos eram homens que presavam a palavra honra acima de tudo e jamais admitiam ser desonrados, pois não fizeram seu nome em um ano mais em uma vida, tanto que como todo homem de Honram ambos papai e Luis Romão morreram em paz em suas camas. Aqueles eram o tempo dos homens de verdade, e suas descendências ainda continuam a zelar por seus nomes pois são como eles homens que conhecem o pleno sentido da palavra Honra!!
    Edson mendes amigo de Edson Romão com honra.

    ResponderExcluir
  2. Sou Neta de Teresinha Ferreira (irmã de Luiz),
    Não só os homens eram de respeito hehe..
    Minha avó foi uma mulher de fíbra,guerreira,criou seus 12 filhos (teve 15 porem 4 morreram quando pequenos),praticamente sozinha, e infelizmente perdeu outro filho ja adulto,assassinado por um policial de belmonte (bêbado e armado numa festa).
    E a única coisa que disse na época foi que não desejava o mal do assassino,pois a dor que ele lhe causou não iria passar com o mal dele mt menos traria seu filho de volta.
    Orgulho demais dessa minha família...DEMAIS!

    ResponderExcluir
  3. Certamente Luiz Romão, foi um desses bravos Nordestinos que de arma em punho com os praças daquela epóca, combateu o Cangaço em suas invetidas pelo Nordeste Brasileiro,eu Luiz de Venera quero participar desses contos a respeito do mito Luiz Romão quando forem postar o livro , certamente irei dar testemunho de algums ocorridos a respeito desse homem valente , filho da nossa querida Flores Luiz de Venera... Flores/PE..

    ResponderExcluir
  4. Luiz Romão, conheci pessoalmente, conheço parte de sua História,no meu ponto de vista, era uma reserva moral do sertão NORDESTINO.Sou POLICIAL MILITAR e POLITICO, e sei como é difícil viver com honestidade neste Pais.
    CB.PM.Numeriano de Sá.Calumbi-Pe.

    ResponderExcluir
  5. Quando criança ouvia dos meus tios muitas Histórias de bravura e valentia de LUIZ ROMÃO. Achava que aquilo era pura fantasia e que este homem nunca existira. Quando adolescente, fui residir em Serra Talhada para poder estudar e mudar de vida, pois a roça não dava nenhuma oportunidade de melhora. Nesta cidade também ouvi falar muito deste homem e aí fui acreditando que ele era real. Certa vez, passando pela praça da cidade, avistei um senhor de estatura alta, chapeu vistoso na cabeça, óculos escuros, de pé em um ponto estratégico e com as duas mãos nos bolsos. Ao saber que aquele senhor era o LUIZ ROMÃO, prontamente recordei as Históriasa dos meus tios e fiquei bastante admirado ao passar por perto dele. Fiquei curioso em saber mais coisas à respeito daquele homem que um dia pensei ser uma lenda. Assim, sempre que podia conversar com alguém que tivesse mais ou menos a idade dele, procurava saber se o que diziam a seu respeito era mesmo verdade. Com isto, fui escutando muitas histórias inacreditáveis deste LUIZ ROMÃO. Ficarei aguardando este livro para poder saber mais e mais sobre este valente homem que o Brasil não conheceu.

    ResponderExcluir
  6. LUIZ ROMÃO

    A HISTORIA DESSE POLICIAL MILITAR VALOROSO, PELO POUCO QUE CONHEÇO É MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE.
    O FAMOSO LUIZ ROMÃO, CONHECI PESSOALMENTE, CONHEÇO PARTE DE SUA HISTORIA FOI UM RESERVA MORAL DO SERTÃO NORDESTINO.
    FOI UM DOS GRANDES AMIGOS DO MEU PAI MANOEL NUNES NOGUEIRA , CONHECIDO POR MANOEL DO CIPÓ, FOI TAMBÉM AMIGO DO MEU SOGRO
    SEU XARAR LUIZ NUNES DE QUEIROZ, CONHECIDO POR LUIZ DA CÂNDIA.
    LUIZ ROMÃO FREQUENTAVA A RESIDENCIA DO MEU SOGRO NA CIDADE DE FLORES-PE. ERA AMIGO DO PAI DO MEU SOGRO ARGEMIRO NUNES DE QUEIROZ QUE FOI CANGACEIRO DO CORONEL ZÉ PEREIRA DA PARAIBA.
    LUIZ ROMÃO, FOI MEU VIZINHO AQUI EM SERRA TALHADA-PE. SEUS FILHOS SÃO COMO MEUS IRMÃOS E A VIUVA DELE, DONA TETE É COMO UMA MÃE PARA MIM.LUIZ ROMÃO CHAMAVA O MEU ESPOSO DE LUIZ DA CANDIA.
    CONVIVI COM ESSE GRANDE MITO CHAMADO LUIZ ROMÃO.
    OBRIGADO POR VOCÊ TER EXISTIDO LUIZ FERREIRA DO NASCIMENTO.
    FEZ IMPERAR A LEI E A ORDEM, POIS NÃO HAVIA MISSÃO IMPOSSIVEL PARA LUIZ ROMÃO.


    IRACY NUNES DE QUEIROZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus, sinto que eu nasci na época errada. Como quis ter nascido naqueles tempos de homens fortes, corajosos, de palavra dada, de fortes princípios.....hoje, quando olho para esses arremedos de homens do meu tempo (tenho 35 anos) que se tremem de medo de um simples assaltante, que precisam beber em festas pra ter coragem de chegar nas mulheres, fico decepcionado. As pessoas não tem mais respeito nem honra, não tem nada, a tv já deixou suas cabeças ocas com o besteirol de valores ditis 'globalizados', verdadeiros assassinos da cultura e tradições regionais. Tudo precisa ser por escrito, por que ninguém mais honra a palavra. O meu único gosto é que está sendo fundado no Brasil o PNB -Partido Nacionalista do Brasil, que vai trazer de volta o orgulho da brasilidade e assim que eu me filiar, vou exigir que sejam tomadas no futuro providências para que sejam preservadas vivas as teadições nordestinas e as estórias desses bravos sejam passadas de gerações a gerações. Homens de alto valor, não pela riqueza, não pela oratória,mas pel valor principal que faz de um homem, um HOMEM: a coragem. Gostaria muito de manter contatos com familiares dos seguintes valentes: Luiz Romão, Zé Rufino e principalmente o mais valente dos valentes, Cel. MANOEL NETO, descrito por sua bravura até pir Gilberto Freyre. Queria muito ver e tocar os punhais, fotos, cartas. Quem tiver um punhal pertencente ao cangaço ou volante e na improvável situação de querer vender, é só me contactar,será uma honra. Meu email é luciosatiro@yahoo.com.br

      Excluir